quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bíblia Científica

Sabe porquê que os dinossauros se extinguiram? E porquê que a actividade vulcânica é tão imprevisível? Ou como se constrói um universo? Ou quem realmente descobriu o átomo?
A resposta a estas e a muitas outras perguntas poderá encontrá-las em “Breve História de Quase Tudo” (“A Short History of Nearly Everything” no original) de Bill Bryson, uma pequena bíblia científica que aborda de uma forma original e divertida todos os grandes temas da ciência e a história inerente aos mesmos.
Trata-se dum livro encantador e viciante, que prende o leitor da primeira á última linha.
Mais interessante do que compreender como se forma o universo, ou como funcionam as células, é apercebermo-nos - a cada novo dado - do quão diminutos somos, no meio dum planeta acolhedor, com muitos mais anos de vida e muitíssimo mais actividade do que a nossa (quase) imperceptível (e acidental?) presença.
É também inquisitivo (para dizer o mínimo) perceber que a espécie com maior capacidade para entender e intervir no meio onde se insere é também aquela que mais contribui para a sua destruição.
O mais extraordinário deste livro é que mesmo depois de todas aquelas perguntas - que no fundo sempre quisemos saber - serem respondidas, percebemos que ainda existem infinitamente mais questões por colocar.
Um reflexo brilhante sobre a ciência e a sua história que diz respeito a todos nós e ao mundo em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário