quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aqueles Que Ensinam

Os professores têm um papel fulcral na vida das pessoas e, consequentemente, na sociedade. Os professores contribuem para o crescimento e formação de crianças e jovens, deixando uma marca fortíssima na vida de muitos.
Recordo-me perfeitamente de vários professores que tive ao longo do meu percurso estudantil. Alguns eram brilhantes, procurando sempre obter o melhor de nós. Muitos foram fundamentais para as escolhas que fui fazendo.
Não sei como, nem se algum dia, poderei agradecer a todos pelo que representam para mim. A sua condução e acompanhamento contribuíram para fazer de mim o que sou hoje.
Penso que todos tivemos docentes assim: que admiramos e que deixaram um contributo na pessoa que hoje somos.
Considero que estes profissionais têm um papel quase decisivo na formação das pessoas. Não digo que deles dependa o sucesso ou insucesso escolar, bem como o sucesso ou insucesso formativo, digo sim que o acompanhamento que proporcionam e o papel que desempenham na vida dos jovens é mais extenso do que imaginamos. Obviamente, que tem de haver uma reciprocidade do elemento receptor, bem como uma certa soberania ou condução por parte do elemento outorgante.
Recordo-me de apanhar umas reguadas na escola primária (no meu tempo ainda se usava disso) e, sinceramente, não acho que me tenham feito mal nenhum. Foram pequenos marcos de autoridade aplicados no devido momento, provocando uma marca mais psicológica do que propriamente física. Acima de tudo, demonstrava a autoridade máxima na sala de aula e relembrava-nos a importância do respeito (não apenas para com o Professor, mas também para com todos os outros seres humanos que partilhavam o nosso espaço).
Conceitos como disciplina e respeito são algo que considero fundamental na formação duma pessoa. Não é possível formar quando não há limites delineados. Tal como não se consegue emagrecer sem uma elevada dose de disciplina para cumprir o objectivo, também não se consegue aprender sem uma disciplina metódica que ajude a compreender e assimilar.
No entanto, durante a aprendizagem estes dois conceitos não são fáceis de reunir. O conceito de disciplina exige bastante dedicação e motivação, bem como a ausência de lugar para excepções. O conceito de respeito exige, acima de tudo, que haja exemplo e coerência.
Por estas razões a formação de pessoas é uma tarefa bem difícil e a acrescer as dificuldades aumentam numa sociedade cada vez mais e mais fatigada.
Visto que a sociedade somos todos nós, sugeria que nos empenhássemos em valorizar a sociedade que seremos amanhã, assegurando que a autoridade dos diferentes intervenientes em cada momento, na vida dos jovens, fosse inquestionável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário