segunda-feira, 30 de maio de 2011

Top 5

Um destes dias perguntaram-me quais os cinco filmes que eu escolheria. - Obviamente que me lembrei logo do Cinco Noites Cinco Filmes da RTP2, que muitos de nós estão a tentar trazer de volta ao pequeno ecrã.
Bom, mas como escolher com apenas os dedos duma mão os filmes da minha vida?
Há títulos que estão inquestionavelmente no topo: The English Patient, The Thin Red Line, The Shawshank Redemption.
Só que após o top 3 vinha o número quarto e o número cinco. Os primeiros que pronunciei foram Almost Famous e Big Fish, mas depois lembrei-me do Into The Wild e esse estaria – garantidamente - em quarto.
Então tenho quatro filmes. Qual será o quinto?
Se considerar todos os filmes mais antigos que vi não poderia deixar de reservar o lugar em falta no pódio para Det Sjunde Inseglet (O Sétimo Selo) ou o Cool Hand Luke ou, ainda, o Cat On A Hot Tin Roof. Ou o Out of Africa ou The Long Hot Summer ou The Prize.
Tinha todo o universo de Kubrick para escolher, sobretudo A Clockwork Orange e Full Metal Jacket.
Teria ainda os mais marcantes de Almodovar como Carne Tremula ou Los Abrazos Rotos.
Vários de Hitchcock: Frenzy, Rear Window, Dial M for Murder, apenas para citar alguns.
Os Tarantino: Reservoir Dogs, Kill Bill (ambos), Jackie Brown ou Inglorious Bastards (curiosamente não consideraria Pulp Fiction).
O colossal cinema de David Fincher, sobretudo Seven e Fight Club.
Teria ainda outro tipo de filmes, diametralmente opostos, como Casino Royale ou Jeux D’Enfants, já para não falar de grandes clássicos como Godfather ou Braveheart.
Se entrasse no magnífico universo da ficção científica títulos como Alphaville, Blade Runner ou Artifical Intelligence estariam certamente no topo.
E nas comédias vêm-me logo à cabeça Sunday In New York ou Nothing To Lose.
São tantos que fica difícil escolher. O mais provável é que no meio deste tipo de listas, muitas obras-primas fiquem perdidas para trás, no meio de numerosos títulos que nos assomam, sendo que o estado de espírito do momento condiciona - inevitavelmente - os nomes de que nos recordamos.
Bem, de todos os que referi para número 5, acho que o que prevaleceria no topo seria O Sétimo Selo de Bergman.

Cinéfilos: desafio-vos a deixarem o vosso top 5 cinematográfico.

2 comentários:

  1. Humm 5 melhores filmes, é mesmo difícil selecionar porque pra mim conta muito não só meu estado de espírito de agora mas tb do momento que vi aquele filme, e as lembranças que ele me trás, concordo com muitos dos clássicos que citaste principalmente o número 3! Adoorroo ! Mas vou fazer uma listinha aqui sem pensar muito em filmes que eu assisti e PIMBA marcaram de uma forma e que eu não me canso de ver e rever.
    1. O top 1 acho que é O Fabuloso Destino de Amelie Poulan, adoro a cor, a trilha, o desenrolar da história, as caras e bocas da personagem principal.
    2. Doce Novembro - o romancezinho água com açúcar mais delicioso de todos os tempos, esse filme pra mim tem cheiro de flores.. cheiro de pescoço cheiroso, parece que te faz um cafuné enquanto assistes.
    3. Mar Adentro. Quase fico na dúvida se esse não é meu preferido ou o número 2, a cena em que toca Nessum Dorma, eu nunca me arrepiei tanto no cinema, foi nesse filme que me apaixonei pelo Jarvier Barden e nunca mais consegui contar essa paixão! ^^
    4. Sexto Sentido. O Shyamalan pra mim é o cara, mesmo depois de alguns fracassos este filme é psicologicamente perturbador, bom de assistir sempre, dá medo sempre, enfim tem que estar aqui nesta lista, por mais que não seja assim um filme de pessoas inteligentes hahaha..
    5. Não podia faltar uma comédia e elejo Mon Uncle do Jacques Tati, fui ver esse filme tão despretenciosamente, e foi das vezes que mais ri vendo um filme, é simples, compulsivamente maníaco e inspirador..

    Acho que já estão os 5 mas olha cá está, 5 parece mesmo um número insuficiente me vem filmes novos como A Origem e até Avatar com todo o seu colorido, e clássicos deste século como Crash, Senhor do Anéis (o 1 e o 3), O Labirinto do Fauno (mehh esse acho sensacional) Matrix tem seu valor pra mim, e clássicos da infância como Uma Linda Mulher e Dirty Dance, este último mesmo adoro!
    É difícil selecionar mas fica aí a minha pequena opinião, acho que não esqueci de nenhum que eu adore, adore messmooo ! Ahh eu ainda colocaria assim só no cantinho com um asterisco o Harry e o Prizioneiro de Azkaban, mas por ser meu livro preferido da série e achar que o Alfonso Cuarón fez um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. TOP 5? HUMMMM complicado!

    São tantos os filmes..... o que é um Top 5? são aqueles os filmes que conseguimos ver vezes sem conta?? Porque há filmes muito bons, mas.... só os consigo ver uma vez.... acho que não vou fazer um TOP5 mas sim um Top + que consigo ver vezes sem conta.. podes pensar que são filmes básicos mas para mim ficaram na memória... como por exemplo:

    AVENTURA:JURASSIC PARK, INDIANA JONES - TEMPLO PERDIDO (agora percebo o meu interesse em ir à India), THE MUMMY, PIRATES OF THE CARIBBEAN, THE LORD OF THE RINGS

    SUPER HERÓIS: X-MAN, IRON MAN

    TERROR: THE EXORCIST, ALIEN, Jeepers Creepers, The Texas Chain Saw Massacre, THE STRANGERS, HOUSE OF 1000 COURPSES, A Nightmare on Elm Street

    THE SIXTH SENSE, THE VILLAGE, CONSTANTINE, I AM A LEGEND, SEVEN, The Devil's Advocate, CLOSER, CROUCHING TIGER HIDDEN TIGER, Edward Scissorhands (vi vezes sem conta quando era adolescente, sabem porquê? JOHNNY DEEP), LABERINTO DEL FAUNO, CUBE, THE TWILIGHT, NINE 1/2 WEEKS.....entre outros....xiii são tantos!

    ANIMAÇÃO: WALL E, THE LION KING, LITTLE MERMAID

    COMÉDIA: HOT SHOTS, THE NAKED GUN, SISTER ACT

    bem... por agora....fica assim.. ainda me vem à cabeça outros filmes como: Dirty Dancing, Terminator 2, Pulp Fiction, The Inception, Kill Bill, The Expendables, Don Juan DeMarco, Chocolat....bem...isto não pára.

    SÃO TANTOS....

    ResponderExcluir