terça-feira, 24 de maio de 2011

A influência do tempo na vida das pessoas

É incrível (eu diria até mesmo apoteótica) a influência que o tempo tem na vida das pessoas.

Poderia estar a falar do tempo que todos temos contado (e bem contado) enquanto andamos por cá, mas refiro-me ao tempo que os elementos atmosféricos provocam.

Mais do que possamos imaginar o clima influencia a nossa vida por completo. É decisivo na roupa que vestimos, no percurso que decidimos tomar, na escolha dos destinos de viagem ou na época do ano em que escolhemos fazer viagens, nas condições dos locais onde determinados eventos tomam lugar e até mesmo nas nossas variações de humor. (Note-se que os dois pontos mais importantes que o tempo influência: colheitas e fenómenos naturais, não serão explorados, devido à óbvia dependência que todos nós como seres humanos temos desses factores.)

Bom, voltando aos restantes pontos, apesar de muitos não parecerem relevantes, possuem uma influência maior do que imaginamos nas nossas vidas. Começa logo pela maneira como nos adornamos, que embora possa parecer fútil é duma importância vital. Quantos de nós já não passamos um dia inteiro com arrepios de frio, porque a temperatura já estava mais baixa do que esperávamos e a roupa que vestimos nessa manhã não era propriamente um agasalho e quantos de nós já não passamos um dia a arder de calor, porque de manhã e ao fim do dia está frio, mas a meio está uma daquelas tardes solarengas, insuportavelmente quente - logo no dia em que decidimos vestir aquela camisola de gola alta, sem uma peça mais leve por baixo…

Quanto ao último ponto, muitos dirão que as variações de humor dependem unicamente do seu portador, no entanto (embora inicialmente eu também fosse desta opinião e obviamente o portador possua uma grande parte de responsabilidade nisso), sou forçada a concordar que as condições climatéricas têm uma influência mais do que considerável no estado de espírito das pessoas. Não é por acaso que em lugares de temperaturas elevadas e sol constante as pessoas vivem a um ritmo diferente e têm uma visão mais relativa e diária da vida e do que lhes sucede. A chuva, embora fonte de vida, tem nas pessoas (não por ela própria, mas sim pela obstrução que as nuvens provocam aos raios do astro rei) um efeito algo melancólico e tristonho nas pessoas. Creio que só se consegue valorizar a sua luz especial perante a sua escassez (assunto que será abordado com maior ênfase no próximo post).

4 comentários: