segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sons do Brasil

Sempre achei que uma das maravilhas mundiais - uma verdadeira dádiva ao mundo – é a música brasileira. Os géneros que a música brasileira possui abrangem os mais variados gostos. Há quem tenha a mais pura fobia e aversão à música brasileira. A começar em minha casa, tenho um exemplo vivo de quem deteste ou não seja particular apreciador de todo e qualquer estilo musical que venha da terra das caipirinhas.
Esta aversão às músicas brasileiras sempre me fez uma certa confusão. Como é que alguém gosta da Girl From Ipanema interpretada por Sinatra, mas não ouve a Garota de Ipanema de Vinicius? Como é que alguém adora jazz, mas não suporta bossa nova?
Após conviver com imensas pessoas, cuja aversão à música brasileira é saliente, concluo que a aversão não é a música (pelo menos não dentro do estilo que a pessoa em questão possa apreciar), mas sim à língua ou ao sotaque que a língua portuguesa adquire na boca dos brasileiros.
De facto, o sotaque brasileiro é extremamente meloso. É uma espécie de cantoria com jeito de criança do mais lamechas que há.
Mas atrevo-me a reconhecer que alguns dos melhores compositores de sempre são brasileiros, bem como algumas das letras de canções mais bem conseguidas de que há memória.
O brasileiro tem a capacidade de chorar tristeza como se fosse a maior alegria: um choradinho cantante. Tem a capacidade de pegar nas palavras mais simples e nas coisas mais corriqueiras e fazer delas uma grande canção – que é também, aliás, uma das características do fado.
E, acima de tudo, tem a particularidade que a língua portuguesa lhe dá de usar palavras ou (sobretudo, no caso dos brasileiros) expressões, únicas no mundo. Expressões que não são reproduzíveis em mais nenhuma língua (há sempre algo demasiado precioso que se perde na tradução). As grandes músicas do Brasil são poemas verdadeiramente apaixonantes.
Não tenho dúvidas que muitas das músicas do Brasil seriam melodias que apaixonariam e converteriam estes "resistentes", se interpretadas em línguas mais “familiares”, sendo que na “dobragem” se perderia o que de mais precioso a música brasileira tem.

Um comentário:

  1. Tolos, dos que deixam o preconceito tomar conta das suas preferências, sem se permitir a experimentar e ver verdadeiramente se gosta ou não gosta de algo.
    Sorte, que nem todo mundo no mundo é assim!
    Eu sou muuuito suspeita pra falar da música brasileira mas acredito que essa da que te referes, da bossa nova, do chorinho cantante é para poucos, mesmo entre os brasileiros, a aceitação não é tão unânime. Acredito que é para os introspectivos, para aqueles que param pra prestar atenção não só no sentimento que a melodia lhes tras.. mas sentem a alma do artista e se identificam com o pensar e o sentir que ele transmite... afinal parafraseando de maneira um pouco diferente o Saramago " Se tens "ouvidos" então ouve"..

    "A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor... brilha tranquila, depois de leve oscila, e cai como uma lágrima de amor!"

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