quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eu Amo o Porto

Não é por ser a cidade onde eu nasci. Pronto! Pronto! Talvez seja um bocadinho por ser a cidade onde eu nasci: eu amo o Porto! Reconheço-lhe um encanto muito peculiar. Gosto desta cidade! Gosto da atmosfera da cidade. Gosto da altivez da Foz, da alegria colorida da Ribeira e do seu cubo futurista, dos cheiros a fruta e verduras do Bolhão, da imponência cinzenta dos Aliados (aliás gosto do nome Aliados por tudo o que simboliza e por ser único no país), das figuras exóticas que vivem no Jardim Botânico, das sombras frescas nos jardins do Palácio de Cristal ou Pavilhão Rosa Mota, do ambiente nocturno na Praça dos Leões e consequentes ruas, ruinhas e ruelas que se enchem de gente a cada novo anoitecer. Gosto da Sé, dos Clérigos, das pontes, da muralha Fernandina, da praça do Marquês, da marina e Palácio do Freixo… Gosto do Douro, este belo rio que banha a nossa cidade - que sobe ou desce ao sabor da chuva. Há duas coisas que não sendo do Porto, estão mesmo ao seu lado e tornam este lugar ainda mais especial: a admirável e apelativa costa de Vila Nova de Gaia com as suas intermináveis praias e a incomparável visão que se obtém da zona ribeirinha de Gaia, da qual se pode admirar o Porto no seu esplendor. Vila Nova de Gaia tem muitos outros encantos, mas creio que a maior riqueza de ambas as cidades é que se complementam.
Para além de toda esta beleza cénica, temos também outras maravilhas. A que mais me delicia tem nome de estrangeiro – mas é absolutamente irresistível: francesinha! Haverá algo mais gostoso do que deliciarmo-nos com uma apetecível francesinha? Parece que já estou a ver o molho a borbulhar, as batatas fritas quase imersas no molho, o queijo derretido a tapar completamente o pão espesso, uma garfada enorme com o apetite gigante na boca. Nham!!!
Este nosso Porto de abrigo encantador, deslumbra todos os que por aqui passam.

Um comentário: