domingo, 11 de setembro de 2011

A Nossa Marca

Portugal já teve melhores dias, como parecem dizê-lo os noticiários diários. Cada nova notícia é quase uma certeza que os gloriosos anos dourados de Portugal estão há muito idos.
Este ano, como alguns sabem, estive a fazer uma viagem pela Ásia e, por muito que me custe admitir (não sou particularmente fã do designado desporto rei) Portugal é conhecido pelos nomes que pululam o futebol. Refiro-me concretamente a Cristiano Ronaldo e José Mourinho. Em países como India, Tailândia, Cambodja e Vietname, muitas das pessoas que se cruzaram no meu caminho e consequentemente colocavam a pergunta da praxe: “Where are you from?”, reconheciam o nome Portugal como o país destas estrelas desportivas internacionais.
De facto, é de louvar uma arte que consegue alcançar culturas tão diversas e tão distantes geograficamente. Dir-me-ão que hoje está tudo à distância dum click (como aliás já o referi anteriormente) e que a distância geográfica não é relevante. Embora uma parte da afirmação seja verdadeira, quando se viaja para o outro lado do mundo, percebemos que não é bem assim.
Por essa razão é admirável a capacidade que o futebol tem de levar a nossa cultura até povos tão diferentes e distantes de nós.
A música, tal como o futebol, contribui um pouco para a nossa marca no mundo.
Adorava que um dia também o cinema e a literatura conseguissem chegar a tantas e tantas pessoas que reconhecessem de imediato Portugal como a terra de Pessoa, Camões, Lobo Antunes ou Saramago. (Aconteceu-me um episódio brilhante em Nova Iorque, quando identificaram o meu país como o berço de Saramago, situação essa que muito orgulhosa me deixou.) Espero que venham muitas mais assim.
Portugal é um país magnífico, cheio de potencial. Estamos a atravessar uma fase difícil, mas não é a primeira e certamente não será a última. Sempre nos mantivemos fortes ao longo de séculos de existência e somos os melhores em muitos campos, nomeadamente a nível científico e tecnológico. Acho sinceramente que deveríamos ser bombardeados com notícias do tipo “Sabia que…” com todas as novidades boas do nosso querido país, em todo o lado: televisão, rádio, imprensa, transportes públicos. Porque a atitude que mantivermos é crucial para alcançar o rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário