domingo, 31 de outubro de 2010

Obrigada Tuna!

Como é que se explica a alguém que nunca aqui esteve o que é isto da tuna? Como é que se põe em palavras tudo aquilo que se vive em tuna?
Não é fácil. Provavelmente falharei na minha tentativa, mas mesmo assim vou tentar.
Quem já passou por uma tuna saberá – certamente - do que estou a falar.
Aquele nervoso miudinho, antes de entrar em palco - que aumenta exponencialmente, à medida que o momento se aproxima. Os dias passados a cantar no meio de gente de negro. As noites passadas em tradições, mais antigas do que nós próprios. Os alegres convívios por esse país fora, nos quais se fica a conhecer gente de todas as idades e os recantos mais lindos de Portugal. As digressões cheias de loucuras até ao amanhecer e histórias memoráveis, nas quais levamos um bocadinho do nosso cantinho, a todos aos nossos compatriotas lá fora, que tão bem nos recebem e a todos os que não nos conhecem, mas ficam com vontade de visitar.
Os nossos companheiros de tuna. Cada uma daquelas pessoas contribuiu um bocadinho para aquilo que somos hoje. Uns mais, outros menos, mas cada um à sua própria maneira, contribuiu para aquilo em que nos tornamos.
A tuna é uma lição de vida. Crescemos tanto, tanto, tanto! Tanto como não imaginávamos que seria possível.
Quando entramos, achamos que temos todo o tempo do mundo. Parece que ainda falta tanto. É como a faculdade. Cinco anos parece-nos um longo gigante a percorrer. E, sem darmos por isso, passaram cinco, seis, sete anos, como se de um piscar de olhos se tratasse. E, quando olhamos para trás, nem queremos acreditar naquilo que nos tornamos, naquilo que ganhámos ao longo de tanto tempo.
Essencialmente, o que fica, são as pessoas, todas e cada uma das pessoas que nos marcaram. Aquelas pessoas pelas quais vamos ter sempre imenso carinho, mesmo que não as tornemos a ver. E aquelas pessoas que já fazem parte da nossa vida, como se as conhecêssemos desde sempre.
Em tuna, convive-se em momentos alegres, em momentos adversos, em momentos descontraídos, em momentos disciplinados e é nesse conjunto de momentos e mistura de emoções que vamos verdadeiramente conhecendo quem nos rodeia e, acima de tudo, vamo-nos descobrindo a nós próprios.
Seria impossível descrever aqui tudo o que a tuna me deixou. Tudo o que a tuna me faz sentir.
Fica apenas a certeza que tudo o que vivemos em tuna fica para sempre tatuado em nós.
Tudo o que vivemos em tuna é parte indelével do nosso ser e esses foram talvez os momentos mais importantes na nossa formação como seres humanos.
Entrar em tuna foi, sem dúvida, a decisão mais importante e enriquecedora que fizemos na faculdade e jamais conseguiremos agradecer por tanto que a tuna nos dá.
“Uma vez tuno, sempre tuno!”

"E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas ilusões de que tudo podia ser meu para sempre." Miguel Sousa Tavares

8 comentários:

  1. Não dá para explicar a cumplicidade que sentimos por quem nos acompanhou nesta caminhada. Eu sinto-me privilegiada por ter tido a oportunidade de viver e particularmente de partilhar este caminho contigo! E com certeza sentiste ontem algum – pequeno – reflexo do que transmitiste às várias pessoas que contigo cruzaram. Como é boa a sensação de realização, de reconhecimento e de tempo (bem) vivido!
    O bom é que não acaba, continua de outra forma, do outro lado do palco!

    Um grande beijinho para ti*
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Eu às vezes invejo quem está por começar a faculdade, vcs que puderam entrar e ter longos 5,6,7 anos pela frente, toda uma fase tão gostosa de pré-adulto pra viver e amadurecer em Tuna, e me pergunto por que eu não tive uma Tuna na minha faculdade?
    Mas em contrapartida, sou tão grata por ao menos ter conhecido isto, é tão bom, compartilhar desse sentimento a que te referes, mesmo que seja breve.. é intenso sempre, e isso é o que é realemente importante, não o tempo mas a intensidade das coisas...
    Obrigada pelos poucos, mas sinceros momentos, e saiba que tu és uma dessas pessoas que caminharás comigo, como uma lembrança da melhor bivódrinha que eu poderia ter!
    Acordei hoje e vi uma ruga a mais no canto dos meus olhos pq afinal de contas, agora sou a mais velha.. :p

    ResponderExcluir
  3. Adorei ler este post. Acho que provavelmente só quem já foi tuno sabe o que se passa, sabe de que se trata... Tenho muitas saudades. Mas principalmente tuas :( beijinho enorme*

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, devo dizer que este texto pode mesmo elucidar muita gente que não percebe a "febre" que há pela Tuna, mas nunca as fazer sentir o que isso é!
    Para além de ter a honra de pertencer à Tuna Feminina a que pertenço, tenho a honra de ter tido uma madrinha que me levou até ao topo, que me levantou quando tropecei, que me abordou quando algo de errado fiz, que esteve lá nos melhores momentos e ACIMA DE TUDO foi uma das "pessoas que já fazem parte da nossa vida, como se as conhecêssemos desde sempre".
    Foi um orgulho ter-te conhecido, foi UMA HONRA ter-te como minha fiel ensinadora de uma GRANDE LIÇÃO DE VIDA!

    Por tudo isto e muito mais que não sai por não me saber expressar melhor um MUITO OBRIGADA!

    Gabriela.

    ResponderExcluir
  5. Adorei ler tudo aquilo que escreveste e revejo-me em todas as tuas palavras, foi uma honra partilhar e saborear toda esta cultura e todo este crescimento contigo. Hoje sou uma pessoa concretizada por saber aquilo que adquiri e por saber que estiveste sempre do meu lado, e estarás sempre comigo e por saber que és incrível em toda a tua dimensão, és e sempre foste uma pessoa indispensável e adorada por todas nós, alguém que marcou a história da tuna, e que nos fará sempre recordar bons ensinamentos e bons conselhos, e se por vezes eu tenho ciumes daquilo que nao devo, é porque nao sei aquilo que vales e nao sei lidar com isso. espero que continuemos sempre juntas, e que caminharemos juntas daqui para a frente. uma vez contigo sempre contigo :D eheh

    ResponderExcluir
  6. Faculdade...é só bêbados...

    ResponderExcluir
  7. Vê-se logo que nunca andaste na faculdade...

    ResponderExcluir