quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Melhores Amigos?

Queridos leitores:
Hoje, quero-vos falar duma situação para a qual não estaria, com perfeita sensibilização ou elucidação, sendo que foi alguém magnânime que me esclareceu e informou.
Os desgraçados animais de companhia (estou-me a referir sobretudo a cães e gatos) são profundamente maltratados no nosso país.
Ora, são pessoas que acham muito giro ter um cachorrinho para exibir, até descobrirem todos os cuidados e gastos que se deve ter com um animal de estimação. Ora, são as pessoas que querem e merecem ir de férias, mas não fica muito espaço para o bichano. Ora, são pessoas que, após a época de caça, já não precisam destes fieis companheiros, sendo mais fácil o seu abandono e, posterior, aquisição doutro exemplar, quando a época reabrir. Ora, são pessoas que, à semelhança duma das histórias do magnífico Amores Perros de Gonzalez Inarritu, usam os animais para fins ilícitos. E, não se iludam, raras vezes os adoptantes não parecem dignos de o ser. Pelo contrário, parecem a representação do lar ideal, sendo que muitos apenas os venderão à primeira oportunidade, para perpetuar esses jogos sangrentos e – absolutamente - vergonhosos.
Todas estas situações são - profundamente - lamentáveis.
A agravar tudo isto, se estes bichanos são apanhados por determinados canis, apenas lhes resta o cadafalso.
O cenário é negro, caros leitores, bastante negro.
No entanto, e felizmente, existem diversas associações de apoio a estes seres, que trabalham afincadamente, no sentido de lhes dar as melhores condições possíveis.
Ora, estamos em crise, pensarão vocês, e já é difícil tratarmos de nós, quanto mais dos outros. Porém, se não formos nós a defender quem não tem voz, nada mudará.
É nosso dever como seres humanos proteger todos os que não o podem fazer por si próprios. É nosso dever que a nossa presença e intervenção no mundo, não represente uma ameaça para quem não tem como se defender.
É imperativo que tratemos bem os seres que nos rodeiam.
É urgente que todos percebam que um animal dá bastante trabalho, exige bastantes cuidados e necessita de determinada assistência que poderá sair cara. E, é fundamental que todos os que desejem adoptar estes espécimes estejam perfeitamente conscientes desta realidade e todas as implicações inerentes. Os melhores conselheiros serão os heróis voluntários destas associações, que poderão fornecer toda a informação necessária, para o devido esclarecimento de todos.
Estas são também as pessoas mais indicadas para nos falaram das alegrias que os animais nos trazem e do quanto enriquecem a nossa vida.
É premente que nos portemos como seres que fazem parte do mundo e não como donos e soberanos do mundo e de tudo o que este contém.
É premente, acima de tudo, estarmos conscientes e sermos conscientes.

Um comentário:

  1. Espectaculo . . . mesmo que a minha vinda a NYC possa nao ter servido de muito, ja valeu a pena por te ter conhecido. Deveriam de existir mais pessoas assim no mundo . . Ah, e tudo seria melhor!
    De facto o mundo em que vivemos nao da treguas, ou nos e que nao damos! Como a blogger dizia 'É premente que nos portemos como seres que fazem parte do mundo e não como donos e soberanos do mundo e de tudo o que este contém'. Se pensarmos bem nos somos uma parte minima e ridicula deste mundo e mesmo assim conseguimos fazer dele um sitio de onde muitas vezes so apetece fugir.
    Para sermos dignos de pertencer a este mundo bastaria respeitarmos os seres vivos que nos rodeiam . . . mas mesmo assim, uma coisa que parece tao simples, ainda e tarefa dificil. Mudar as mentalidades e as prioridades nunca fez mal a ninguem!
    E com isto ja nem estou a falar de coisas tao simples como ajudar as associacoes que protegem os animais e que tanto precisam de nos, comprar uma saca de racao, medicamentos, dar a cara pelos animais, escrever num blog . . . adoptar . . . e isto e tao bom! E dificil de explicar aquilo que os animais nos dao!!! E tanto . . .
    E nos, que somos os seres ditos racionais muitas das vezes parecemos o oposto. Todos os dias ha criaturas indefesas a sofrerem debaixo do nosso nariz e pela mao do homem! Como e que e possivel, nao percebo como e que alguem pode olhar os olhos de um animal e fazer-lhe mal . . . provavelmente nao olham, provavelmente sao ignorantes ao ponto de nem pensarem que eles sofrem como qualquer um de nos. Mas esta e a verdade . . . Eles sao como nos!
    Pessoas capazes de tais atrocidades sao capazes de tudo . . . e assustador! Estas pessoas sao de facto uns tristes, uns pobres de espirito e esses sim deveriam ter o devido castigo, sofrer o mesmo! Um dia, ainda vamos conseguir que assim seja! E o meu grande desejo.
    Tenho a certeza que se os nossos queridos amigos conseguissem falar a nossa lingua nos diriam que eram capazes de dar a vida por nos . . . nao tenho duvidas. E nos, o que e que lhes fazemos em pleno seculo XXI?
    Muito obrigada pelas palavras . . .

    ResponderExcluir