terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Magnetismo do Cinema

A minha grande paixão (desde que me lembro) mantém-se inalterada: a sétima arte.
Ainda me lembro do primeiro filme que vi no cinema. Tenho uma das imagens bem vividas na minha mente: o Tio Patinhas a atirar-se para a sua piscina de cifrões e a nadar no meio do dinheiro. Lembro-me como se fosse ontem. Não me lembro de chorar, quando as luzes se apagaram e ficou tudo às escuras, no momento imediato antes do filme iniciar, conforme os meus pais contam. Mas, também segundo eles, esse chorinho só durou até o ecrã se acender. Foi amor à primeira vista, literalmente. E, a partir daí, nasceu uma paixão que não termina mais.
Devo-a em grande parte aos meus pais, que sempre tiveram o culto do cinema e levavam-me com frequência às salas negras de tela mágica que o Porto tinha: Nun’Álvares, Trindade, Terço, Sala Bebé, entre outros.
Tenho saudades de ir ao cinema, apenas pelo cinema. Tenho saudades de me dirigir até um edifício que é o cinema e não o shopping. Uma experiência que talvez possa realizar novamente, por cá. Obviamente que adoro a oferta cinematográfica que os shoppings permitem, gosto do conforto das salas e da qualidade com que se consegue desfrutar da película. Mais n’est-ce pás la même chose.
A mais completa das artes merece ovações, merece as melhores obras arquitectónicas para a albergar, merece uma casa de espectáculos à altura da sua grandeza.
Tenho saudades de ir ao cinema, de entrar na sala escura (mesmo que seja a do shopping) e de aguardar que o filme se estenda à minha frente, revelando-se a cada segundo. Sim: já não vou há um mês, o que para mim é uma eternidade.
É mágico entrar numa sala e viajar. Viajamos no tempo; viajamos por locais desconhecidos; viajamos por locais inventados; com as mais diversas personagens e seres; com pessoas que fizeram história: é magnífico. Depois daqueles deliciosos minutos é como se regressámos dum universo paralelo.
É indescritível este efeito magnético que o cinema tem em mim: prende-me cada vez mais em cada rendez-vous.

2 comentários:

  1. Não há cinema ai?
    O que é que o pessoal faz para se divertir?

    ResponderExcluir
  2. Gostei especialmente desta parte, "É mágico entrar numa sala e viajar. Viajamos no tempo; viajamos por locais desconhecidos; viajamos por locais inventados; com as mais diversas personagens e seres; com pessoas que fizeram história: é magnífico. Depois daqueles deliciosos minutos é como se regressámos dum universo paralelo."
    É mesmo isto que mais me fascina no cinema!
    Bjooo

    ResponderExcluir