sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Almodovar

Talvez um dos mais brilhantes realizadores de sempre: Pedro Almodovar, tem um universo muito próprio, carregado de fragilidades e cruezas humanas.
Nunca um homem revelou tão bem o universo feminino nas suas angústias, alegrias e medos, desde Mujeres Al Borde De Un Ataque De Nervios, passando por La Flor Del Mi Secreto até nomes como Tudo Sobre Mi Madre ou Volver; sem esquecer quando esse universo encontra, choca e se funde com o universo masculino como em Habla Com Ella ou Carne Tremula. Ou ainda quando é o universo masculino e as suas dicotomias que assumem o protagonismo como em La Mala Educacion ou Los Abrazos Rotos. Qualquer um destes filmes é brilhante e enternecedor. E estes são apenas alguns dos mais recentes ou mais conhecidos deste Mestre do cinema do grotesco, dos sentimentos, das sensações, do mundo de emoções, que se entrega ao espectador a cada imagem.
Qualquer um dos títulos que menciono tocou-me de maneiras diversas.
La Mala Educacion é genial na sua forma de dar a volta ao filme e ao espectador, surpreendendo a cada cena.
Volver é magnífico sobretudo nas actrizes que o compõem. Tem rasgos de humor acutilantes, desdramatizando os acontecimentos que atravessam esta família de mulheres fortes e corajosas.
Tudo Sobre Mi Madre é mais um belíssimo trabalho de actrizes, que compõem esta história triste e tocante que acompanhamos sofregamente a cada passo, tendo este filme dado o Óscar ao realizador.
Carne Tremula foi o primeiro que me deslumbrou. Uma apaixonante história à qual ficamos presos desde a primeira cena do filme, com imagens belíssimas e marcantes.
Mas, foi sobretudo, o delicado e trágico Los Abrazos Rotos que me ficou. A história que o filme nos traz é doce e amarga, como a vida.

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