sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Paul Newman

Um actor extraordinário, um activista aplicado, um ser humano admirável.
Não é segredo nenhum que nutro uma elevada admiração por esta lenda inspiradora.
Paul Leonard Newman nasceu a 26 de Janeiro de 1925 no estado de Ohio.
A sua primeira aparição foi na Broadway, na peça Pic Nic em 1953, com um desempenho bastante promissor.
No entanto, o seu primeiro filme foi - um (consta que) terrível - The Silver Chalice. Newman viria, anos mais tarde, aquando da exibição do filme num canal de televisão, publicar desculpas públicas numa página inteira de jornal a todos os que tinham visto o (desolante) filme na véspera. Este episódio demonstra duas das principais características apontadas por todos os que privaram com Newman: o sentido de humor e a humildade, ou (basicamente) a capacidade de rir-se de si próprio.
Para além dum excelente actor que eternizou títulos como:
- The Prize (my personal favourite): Newman e Elke Sommer numa adorável aventura carregada de acção, comédia e charme; uma espécie de James Bond (amador), formato escritor que vai receber o Prémio Nobel e está na hora errada no sítio errado, apercebendo-se de que algo vai estranho.
- The Long Hot Summer (my personal favourite too): Newman e (aquela que foi sua esposa durante mais de meio século) Joanne Woodward incendeiam o ecran num verão escaldante dos estados do sul.
- Cat On A Hot Tin Roof (uma excelente peça): Newman e Elizabeth Taylor partilham um drama familiar sobre o valor das coisas, das pessoas, dos laços de família e dum passado demasiado presente.
- Sweet Birth Of Youth (outra excelente peça): Newman com o sonho de se tornar uma grande estrela, num filme sobre a fama, os laços que ficam e os preconceitos.
- Cool Hand Luke (o mais emblemático): nunca um presidiário foi tão rebelde e insubordinado como Newman neste filme.
- Butch Cassidy and The Sundance Kid (o par de sonho): nunca um par de ladrões foi tão amado como Newman e Redford neste imprescindível e divertido filme sobre as aventuras e desventuras da mais destemida parelha de ladrões.
- The Sting (o par de sonho 2): Newman e Redford voltam a repetir o golpe neste incontornável e também divertido filme sobre vigaristas.
- The Bronx (um retrato fiel da droga e dum bairro problemático): um polícia confrontado com a investigação dum crime e um bairro à beira dum ataque de nervos. Mais uma vez, demonstra a sua veia divertida, numa das memoráveis cenas (à semelhança dum divertidíssimo momento de Butch Cassidy and The Sundance Kid)
Temos muitos, muitos mais: The Hustler, Somebody Up There Likes Me, Hud, The Colour Of Money, The Veredict, Absence of Malice, Lew Harper, etc etc etc.
Isto apenas para referir alguns dos mais marcantes títulos dos quais foi protagonista, sendo que o seu trabalho atrás das câmaras também foi notável, sobretudo em Rachel Rachel, protagonizado por Woodward.
Para além do cinema, foi um homem politicamente activo. Um lutador e defensor de determinadas causas.
Não é na política que mais se destaca, mas sim na cozinha e solidariedade.
Newman criou uma cadeia de molhos de saladas - devido a um acaso: estava num restaurante, sendo que o molho não lhe agradou, pelo que pediu ingredientes para temperar ele próprio a sua salada – designada Newman’s Own, tratando-se dum gigantesco sucesso culinário, com varrias variantes após o molho original. Esta rede rende milhões de dólares, sendo que cada cêntimo é e sempre foi atribuído a diversas centros de solidariedade, através duma rede, também criada por este ser humano extraordinário.
A rede de solidariedade chama-se Hole In The Wall Foundation (nome do gang de Butch Cassidy And The Sundance Kid). Para além da rede, existem diversos campus que permitem a crianças com determinadas doenças letais escapar um pouco do medo, dor e isolamento inerentes à sua condição.
Outra grande paixão que acompanhou esta verdadeira lenda foi o gosto por carros e por velocidade. Desde 1970 a 1990 destacou-se como piloto amador, sendo o mais velho piloto (aos 70 anos) a ganhar um corrida de prestígio, fazendo parte da equipa de pilotos que ganhou as 24 horas de Daytona em 1995. Nos anos 80 criou uma equipa Newman Haas Racing.
Newman (ex-fumador inveterado) foi diagnosticado cancro de pulmão em Março de 2008, falecendo dessa causa a 26 de Setembro desse ano, na sua casa no estado do Connecticut.
Paul Newman: um actor extraordinário, um activista aplicado, um ser humano admirável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário