The American History X. You have to say it out loud: The American History X!
Um filme sobre o racismo, a xenofobia, o preconceito, os pressupostos, a ignorância.
“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Este filme espelha bem esse conceito de Einstein.
Há determinados sentimentos que nos são incutidos de pequeninos de forma muito subtil e até mesmo inconsciente. Ficam tão intrinsecamente implementados que temos determinadas sensações ou pensamentos quando ocorrem situações particulares ou nos deparamos com algo ou alguém que nos desperta essas emoções.
Muita gente odeia (ou diz que odeia) franceses, alemães, espanhóis, chineses, coreanos, ciganos, etc etc etc.
Efectivamente, desde os atentados do 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque que muitas pessoas olham os árabes ou as pessoas de feições árabes de outra forma e inconscientemente sentem medo se vêem alguém que aparente uma dessas etnias. Com o boom chinês e a crise económica, o sentimento geral em relação aos chineses ou à aparência asiática, é negativo.
Eu odeio a falta de civismo. Odeio a ignorância. Odeio a intolerância. É difícil tentar abrir a mente de alguém. É difícil porque a pessoa tem de querer ter a mente aberta estendendo o olhar mais além.
Escutar os outros e tentar olhá-los com a visão límpida de que cada caso é um caso… É difícil mas generalizar não é solução. Temos de ver as pessoas por aquilo que elas são e não pela profissão que têm ou pelo seu aspecto.
Este é um daqueles filmes que nos faz reflectir sobre tudo isso e essencialmente sobre olhar mais além as pessoas que nos rodeiam libertando-nos de qualquer ideia pré-concebida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário