terça-feira, 3 de maio de 2011

A Verdadeira Dimensão

Este livro do músico e poeta cabo-verdiano Vasco Martins é uma verdadeira relíquia, é das melhores coisas que já tive o prazer de ler.
Trata-se dum livro em prosa carregado de palavras e frases poéticas, sobre a vida do homem cabo-verdiano, mas, no fundo, sobre a vida de cada um de nós: a dicotomia mar/terra (bastante característico de ilhéus e de gentes de países costeiros), a solidão, a velhice, a amizade, o desejo, a partida, a saudade, a ligação aos elementos, o sentido, a verdade.
É uma obra que abrange o Homem com todos os seus dilemas, medos e preocupações interiores duma maneira fluida e apaixonante.
Recomendo vivamente a leitura desta pérola sobre a verdadeira dimensão do Homem.
Deixo-vos alguns excertos:

O entardecer existe em qualquer parte do mundo, mas é na ilha que de facto existe o repouso das coisas vivas e das coisas mortas. No entardecer da ilha, espera-se calmamente pela brisa, pela noite.

(…) a morte não me faz medo. Há muito aprendi a viver lado a lado com ela, as noites são solitariamente longas. A angústia de existir já não me atormenta, porque a angústia de existir é sobretudo o medo incomensurável da morte. Mas ao envelhecermos a natureza trabalha o pensamento e as células para aceitarmos as coisas tal como elas são. O homem tem medo da morte desde o dia em que acreditou que poderia haver outro mundo, e no fundo sabe que esse mundo não existe, nunca existiu.

Não me importo que partas, mas tenho medo que tu o faças sem preparação nenhuma, sem saberes o que irás encontrar nesses caminhos longínquos e imprecisos. Deves partir se é essa a tua necessidade interior. Tenho medo de começares a ver o mundo como eles querem que tu o vejas, e que percas essa sensibilidade ingénua que trazes contigo tão naturalmente, que percas o sentido de observar o voo do passarão. Lembra-te sempre do voo do passarão, ele há-de ajudar-te nos momentos difíceis da tua vida.

(…) era o seu riso cristalino que o endoidecia mais, um riso de vida.

(…) o que para lá existe talvez não seja o que ensinei, talvez não exista nos livros. Há outras coisas mais, aprenderás a vivê-las e compreendê-las, estou seguro disso. O mundo está em ti mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário