Já todos ouvimos que a água é fonte vida.
É algo que, no geral, temos tão presente, que nem nos apercebemos da sua vitalidade.
A água é o bem mais precioso que existe.
É tão vital para nós como o ar que respiramos.
Sem água secamos, mirramos, morremos.
Das mais brilhantes invenções do Homem, os sistemas de saneamento foram, possivelmente, o melhor. É extremamente confortável – eu diria até mesmo fundamental –, mas infelizmente grande parte da população mundial não tem acesso a esse “luxo” e quem o tem não lhe dá o devido valor até esta falhar.
"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller
Não é assim de estranhar que o comunicado infra tenha sido um susto para muitos de nós:
EMPRESA DE ELECTRICIDADE E ÁGUA-SARL
COMUNICADO
A Electra, informa aos seus clientes e público em geral na cidade da Praia que, devido a trabalhos de interligação da Rede Nova ao sistema de Distribuição de água existente, executados no âmbito do 3.º Plano Sanitário da Praia, estará impossibilitada de Produzir e Distribuir Água à Capital, durante o período de 23 de Maio a 28 de Maio de 2011.
Assim, vimos alertar aos nossos estimados clientes para a necessidade de, durante os dias que antecedem esse trabalho imprescindível, terem o cuidado de armazenarem água para cobrir o défice do período crítico acima mencionado.
A ELECTRA apela à compreensão dos seus clientes e público em geral, pedindo sinceras desculpas pelos transtornos provocados.
ELECTRA, S.A.R.L
Felizmente, esta ausência temporária é um mal necessário para garantir melhorias substanciais na rede de saneamento. Um pequeno passo, que fará uma enorme diferença.
A superfície do nosso planeta é constituída por 70% de água. Embora grande parte seja salgada, graças aos avanços da ciência e tecnologia, a água está disponível para quase todos, se forem utilizados métodos adequados para a obter. Para tal, são por vezes necessários investimentos avultados, pelo que não é de estranhar que apenas cerca de 46% da população africana possua água potável.
De acordo com dados das Nações Unidas, mais de um bilião de pessoas não tem acesso a água segura para beber, higiene pessoal e uso médico, sendo que estes números representam cerca de 20% da população mundial.
A falta de água e consequente falta de higiene são um dos principais problemas que muitos países enfrentam para conseguirem progredir.
Foi desenvolvido um programa para ajudar as pessoas a terem acesso a água potável:
Outra pessoa que dá um enorme contributo para esta causa é o admirável Ryan Hreljac:
A água é vida, mas realmente apenas quando nos falta valorizamos aquilo que parecemos ter à mão tão facilmente, á distância dum click numa torneira. Talvez seja boa ideia recordarmos isto de todas as vezes que estivermos prestes a deixar a torneira correr ininterruptamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário