sexta-feira, 18 de março de 2011

Educação

Acho surpreendente como é que algumas pessoas que supostamente teriam educação ou pelo menos tiveram todas as condições para a ter, são completamente mal educadas e rudes com os outros.
Muitas vezes refugiam-se no desleixo e numa falsa noção de descontracção para se justificarem. Descontracção é bem diferente de falta de consideração. Descontracção é bem diferente de ausência de responsabilidade.
Esse fenómeno é por demais evidente num local onde o nível cultural é menos elevado do que o do nosso país (cujo o nível de cultura não é já de si famoso). O que sucede é que em vez de as pessoas com um nível superior tentarem elevar as outras acontece exactamente o oposto. Infelizmente, estou convencida que isso apenas ocorre com o povo português, que apesar de todas as suas grandes virtudes, não pode ser perfeito.
É indignante e uma vergonha para o nome do nosso povo esta ausência de responsabilização permanente que sucede em países ditos mais descontraídos.

Um comentário:

  1. Na:

    O problema é que, ou por as pessoas responsáveis serem efectivamente raras, ou por ser moda ser irresponsável, as pessoas responsáveis acabam por se ver numa situação de minoria que condicionaria a sua integração social e a sua aceitação pelos outros... e por isso baixam a fasquia, aderem ao desleixo, por desculpa ou convicção... é a velha história universitária: Quem quer ser "Beto" quando o resto do pessoal está a festejar e no fim toda a gente (ou quase) vai passar de ano?

    ResponderExcluir