quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Advento

No Natal celebra-se o nascimento de Cristo com tudo o que lhe está associado: a esperança de um mundo melhor, a fé, a alegria, a partilha, o amor.
Dar é uma maneira de materializarmos o quanto gostamos de alguém. Os três reis foram os primeiros a iniciar uma tradição que atravessaria séculos e séculos, gerações e gerações. A passagem do tempo iria perpetuar um ritual tão simbólico como o gesto de dar.
Hoje em dia as prendinhas de Natal estão profundamente enraízadas na nossa sociedade.
Com tantas decorações e publicidade estará o Natal a tornar-se algo meramente comercial? Será que se está a perder o sentido desta data?
Não querendo perder a ideia original do porquê e para quê que se dá, aproximando-se aquele que é um dos momentos mais emblemáticos do ano, aproveito para deixar algumas sugestões de prendinhas originais e solidárias.
Poderão encontrar artesanato muito original, cuja a aquisição estará a contribuir para ajuda aos animais:

http://artesanatoanimaisderua.blogspot.com/


Outra forma de ajudar é fazer voluntariado, adotar um animal ou fazer um donativo:


http://www.sosanimal.com/

http://www.refugiodaspatinhas.org/ajudar

http://www.bianca.pt/

http://www.aaaporto.com/site/php/ajudenos.php


Para além destas associações há inúmeras outras que ajudam a contribuir para as mais diversas causas.
E qual a melhor altura para relembrar a importância de ajudar estas entidades senão a mais bela época do ano?

Há ainda quem celebre o Advento com um prendinha diária até ao grande acontecimento. Recordo-me - muito bem - dos calendários do mês de Dezembro, que a minha mãe me dava, há muitos muitos anos, com um chocolate para cada dia, até ao tão esperado.
Esta ideia poderia ser recuperada ajudando uma causa diferente cada dia, um pequeno doce para cada uma destas associações que tanto precisam.

Um comentário:

  1. Muito obrigada por toda a ajuda que tens dado! De facto valeu mesmo a pena ir a NY . . .
    Todos sabemos que no Natal os presentes são inevitáveis e contribuem imensamente para a alegria da quadra, mas se estes forem presentes solidários com toda a certeza serão ainda mais mágicos . . . por favor ajudem . . .

    ResponderExcluir