segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aquele Cantinho à Beira-Mar ou Vamos Construir um Castelo?


Neste dia especial, não posso deixar de falar daquele cantinho à beira-mar, que muitos apelidam de paraíso.
A nossa pátria alberga as mais belas e variadas paisagens, desde as praias que se estendem ao longo de toda a costa, passando pelas apetecíveis ondas que fazem parte da Reserva Mundial do Surf, ou pelas redentoras planícies do Alentejo, ou pelas artísticas paisagens do Douro, ou pelos encantos naturais das ilhas, ou pelos mistérios de Sintra, ou pelas luzes de Lisboa, ou pelos fados de Coimbra, ou pelos castelos do Minho, ou pelas aldeias das serras das Beiras, ou pela autenticidade do Porto até aos deliciosos petiscos que se fazem de norte a sul ou no meio do Atlântico (francesinhas, vinhos, pães de trigo, centeio ou milho, migas, broa, postas à mirandesa, sardinhadas, feijoadas, cozidos à portuguesa).
Não posso deixar de partilhar uma exposição que gostava muito de ver:
http://expodarwin.up.pt/
Ou espaços que quero (re)descobrir:
http://fugas.publico.pt/Viagens/283068_porto-em-cinco-andamentos-uma-proposta-de-roteiro-pela-invicta
Para além dos mais belos recantos, continuamos a ser -séculos depois da nossa época dourada - pioneiros em diversas frentes. A nossa pátria alberga alguns dos mais avançados sistemas tecnológicos, nomeadamente os sistemas de multibanco que permitem uma enorme variedade de movimentações de forma rápida e simples (só se valoriza quando se tem de passar uma manhã inteira numa fila enorme para pagar uma conta), talentosos profissionais nas mais diversas áreas (muitos deles mundialmente reconhecidos), entidades de ensino prestigiadas, reconhecidas internacionalmente, e empresas de liderança nalguns sectores.
Não posso deixar de acreditar que um país com tantas maravilhas terá um radioso futuro pela frente.
Apesar das águas negras que o assombram, em breve navegará até bom porto.
Para uma navegação segura e eficaz teremos de remar com convicção e força, por isso não deixem de votar no próximo dia 5 de Junho. Até lá, poderão analisar as propostas dos diferentes Partidos no site de cada um deles. Ainda há tempo para reflectir com calma. Pensar. Decidir. E votar de acordo com aquilo em que acreditam e não porque este ou aquele é bem falante ou porque este ou aquele é o que tem mais votos ou porque este ou aquele é o partido de nascença. Os partidos não são clubes de futebol, dos quais não se muda até morrer. Os partidos são constituídos por pessoas e por medidas efectivas que se pretendem implementar na tomada de posse. Leiam o que cada partido propõe e votem de acordo com a proposta que considerarem melhor, aliada às pessoas que considerarem mais capazes (ou pelo menos mais determinadas e verdadeiras) na tentativa de pôr a proposta em prática e de gerirem a conturbada tempestade que nos assola. Esta é a nossa chance de mostrarmos que estamos aqui, que queremos fazer parte das decisões que afectam a nossa vida, que queremos fazer parte das negociações que decorrem. É a chance de voltarmos a acreditar num futuro limpo, rumo a um mundo novo, feito por nós, à nossa medida. O voto é a nossa linha de poder: querer é poder.

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
Mas não esqueço de que minha vida
É a maior empresa do mundo…
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
Se tornar um autor da própria história…
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
Um oásis no recôndito da sua alma…
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “Não”!!!
É ter segurança para receber uma crítica,
Mesmo que injusta…

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…"

Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. ouvi dizer que a exposição darwin é uma seca. acho que não perdes muito!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. sigo ..com regularidade silenciosa e discreta esta partilha virtual ... de uma outra realidade... achei que seria este o texto ideal para aquia parabenizar pelo mesmo... pela mensagem transmitida no texto...obrigada...

    ResponderExcluir